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É namoro ou amizade? 5 dicas que vão esquentar o seu relacionamento com os clientes.

Relacionamento com cliente Quem não se lembra do programa “Namoro na TV” apresentado pelo comunicador Sílvio Santos no final dos anos 90? Em que os participantes buscavam encontrar um amor em rede nacional. Eles se admiravam com binóculos e, depois, os rapazes escolhiam as moças para dançar. Após o pequeno baile e uma conversa ao pé do ouvido, a dupla tomava sua decisão e respondia à famosa pergunta de Silvio Santos: “É namoro ou amizade?” Bem, brincadeiras à parte, o relacionamento com os seus clientes não deve ser diferente disso. É fundamental para o sucesso do seu negócio ter uma boa e estreita relação com a sua lista de clientes. Não adianta tentar vender no “primeiro encontro” se o consumidor mal lhe conhece. Você não chega para um rapaz ou moça que está vendo pela primeira vez e que esteja interessado e já pede em namoro ou casamento, certo? Com seu público é a mesma coisa!

Leia as cinco dicas básicas para você melhorar o seu relacionamento com o seu consumidor:

 

Descubra seu nicho1) Escolha um nicho

Quanto mais você segmentar, mais chances tem de vender. Eu explico. Ao invés de querer vender “joias de ouro e prata” ou “bijuterias finas”, que tal afunilar mais e vender “joias de ouro para bebês recém-nascidos” ou “bijuterias finas para mulheres executivas”. Se você não segmenta, você concorre com um universo muito maior, inclusive com as grandes lojas de roupas e acessórios, joalherias, etc. Ao “nichar” você diminui o seu cenário de atuação, embora quando falamos de nichos na internet, mesmo que pequeno, estamos falando de milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

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2) Descubra quem é o seu públicoQuem é o meu público?

Mesmo que você já tenha um cadastro com os seus clientes mais fiéis, descubra quem são eles. Pesquise o que eles gostam de fazer, de comer, onde gostam de ir, enfim, trace um perfil do seu target. Aprenda com eles. Perceba o que faz eles comprarem a sua joia e não a de outra joalheria. Se você ainda não tem clientes, analise o mercado, a concorrência, veja o que o público que você quer atingir deseja e que você possa oferecer de diferencial em relação às outras lojas.

Compartilhe conhecimento3) Contribua. Ajude. Compartilhe conhecimento.

Pense no mercado de consumidores de joias e bijuterias como um enorme icebergue, onde a ponta que nós avistamos para fora da água são as leads quentes, isto é, pessoas que estão à procura daquilo que você vende. Mas tem a parte escondida dentro do mar, que (quase) ninguém vê e que chamamos de leads frias, ou seja, pessoas que não sabem da existência do seu produto e que não estão interessadas em comprar joias ou bijuterias finas naquele momento, porém são potenciais candidatos a comprar esses produtos no futuro.  O fato é que a parte escondida do icebergue é muito maior do que a ponta que está a olhos vistos. O que isso quer dizer? Quer dizer que temos um potencial enorme a ser explorado e que não exploramos. Para isso é preciso compartilhar conhecimento. É isso mesmo. Não tenha medo. Ajude os seus potenciais compradores a entender esse mercado em que você atua e que conhece tão bem. Mostre a eles os diferenciais, as semelhanças, como comprar ou não comprar, o que é melhor para cada ocasião. E se o seu produto não for a melhor opção para ele naquele momento, não venda. Ajude sem a intenção de vender. Quanto mais informação o seu prospect tiver sobre as características de uma joia, por exemplo, a composição de seus materiais, etc. , mais seguro ele se sentirá para comprar de você. Mesmo que depois de toda explicação, ele comprar do concorrente, você e a sua marca terão conquistado a confiança dele e estarão para sempre na memória dele.

4) Crie uma recompensa para o seu públicoCria uma recompensa

Agora que você já seguiu todas as dicas anteriores, está na hora de preparar uma recompensa para atrair o seu público-alvo. Após a escolha do nicho, a pesquisa, o feedback do seu público por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos, você já sabe quais são “as dores” e “os desejos” do seu target. Crie uma recompensa digital para atraí-lo. Pode ser um e-book com dicas, um podcast, uma hora de consultoria com você, enfim, trabalhe o princípio da reciprocidade: dê algum “presente” em troca do e-mail dele. Assim, você constrói um mailing qualificado de possíveis compradores.

Construa sua lista5) Construa a sua lista. Não compre uma lista.

Pesquisas comprovam que um cliente que já comprou de você equivale a 15 novos. Isso significa que sai muito mais barato manter uma boa e estreita relação com os seus clientes, do que estar sempre em busca de novos. Atenção! Captar novos possíveis clientes é importante para qualquer negócio, mas fidelizar os já existentes é fundamental para sua sobrevivência e fôlego no mercado. Além do mais, é muito mais fácil um cliente que já comprou a sua joia ou bijuteria, comprar novamente outra peça, concorda? Por isso, construa sua lista de leads qualificados e de clientes. Não compre listas prontas. O feitiço pode virar contra o feiticeiro. Seus e-mails podem parar na lista negra e você gastará muito mais tempo e dinheiro tentando resolver essa dor de cabeça. Se gostou deste post, então não deixe de ler Como vender ou revender joias e bijuterias pela internet usando vídeos? Artigos relacionados:

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