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Como expandir o seu negócio de joias e bijuterias em tempo de crise.

Você já ouviu a frase “não coloque seus ovos em uma única cesta”? Pois é…É muito perigoso para a sobrevivência de um negócio apostar todas as suas fichas em uma única opção de venda, em um único mercado.

Na época em que eu tive atelier, investia todo o meu tempo e dinheiro em promover os cursos presenciais do atelier e na produção de joias em prata que eram voltadas 100% para uma única cesta, o mercado brasileiro. Eu ficava sempre na corda bamba, à mercê da instabilidade econômica causada pelas diversas crises que o Brasil sofria (e ainda sofre).

O meu faturamento variava conforme a situação econômica e política do Brasil. Se o país estivesse bem as vendas iam bem, se surgisse algum sinal de que a economia iria sofrer um “baque”, pronto, eu já sentia a retração do mercado.

Senti na pele como é muito perigoso para a sobrevivência de um pequeno negócio apostar todas as fichas em uma única opção de venda, em um único mercado.

Eu não percebia o potencial em gerar outras fontes de renda com as minhas joias e que era possível proteger o meu faturamento contra essas “oscilações” ao diversificar a minha atuação no mercado.

Eu não sabia porque nunca tive alguém para me orientar, para me mostrar os passos certos que iriam tornar o meu negócio mais estável financeiramente. Estou falando de 13 anos atrás, quando não tínhamos acesso a tantas informações como temos hoje. Então resolvi fazer o meu próprio caminho e fazer minhas próprias regras.

Acreditava que o caminho da internacionalização era muito difícil e complexo e, por ter um negócio pequeno, não chamaria a atenção de nenhum importador.

Sabe a “síndrome de vira lata”? Em que a gente acredita que o que vem de fora é sempre melhor do que o que criamos? Era exatamente assim que eu me sentia.

60% das empresas de sucesso buscam se antecipar aos fatos.

Para fugir desse “padrão” e ganhar mais estabilidade financeira, resolvi deixar o “viralatismo” de lado e investir no mercado internacional mostrando o meu trabalho no exterior. E posso afirmar para você: É possível sim, conquistar estabilidade e dobrar ou mesmo triplicar as oportunidades de negócio em joias e bijuterias quando você abre a mente para o mercado internacional e se prepara para isso.

No  começo não foi fácil, mas depois dessa mudança de mentalidade e a possibilidade de ter uma visão global e estratégica fez toda a diferença para mim e para o meu negócio.

Tudo que fiz foi montar uma estratégia de venda para o exterior e por um bom período consegui ter uma estabilidade financeira aproveitando os pontos fortes dos dois mercados para o meu negócio. O que fez a diferença para mim? Foi eu não desistir, apesar das dificuldades (que não foram poucas), e agarrar todas as chances boas que surgiram na época para mim.

Muito por conta disso eu resolvi mudar o foco da Bastet Joias e usar a minha experiência de 20 anos em marketing e comunicação para ajudar outros empreendedores do ramo de joias e bijuterias a alavancar em seus negócios.

Por isso, quando eu recebi o convite para palestrar em um dos maiores eventos de joias da Europa, o PortoJoia (SIM! Eu vou palestrar em Portugal!), eu pensei: “como posso transformar essa oportunidade única em uma oportunidade também para mais empreendedores do setor? Foi então que me veio a ideia de formar um grupo exclusivo para uma imersão em Portugal no período em que estarei lá e assim surgiu a Imersão Portugal.

Essa é uma oportunidade realmente única. Oportunidade essa que eu não tive na minha época como joalheira.

O objetivo é formar um seleto grupo de empresários do ramo de joias e bijuterias que veem o mercado internacional como uma grande oportunidade de troca de experiências com outros joalheiros (networking), chance de aprender técnicas e estratégias já testadas no mercado português e poder adaptá-las e aplicá-las dentro dos seus negóciospara irmos juntos a Portugal em setembro.

Serão quatro dias de uma programação intensa em que vamos fazer visitas técnicas e muito networking com os profissionais do mercado português de joias e bijuterias. Além disso, você estará em contato direto comigo em uma mentoria, onde vou te ajudar a pensar e planejar estrategicamente o seu negócio e terá também acesso ao meu curso on-line mais completo Joalheria de Sucesso por um ano.

Só tenho que te avisar sobre uma coisa…

Esse vai ser um grupo exclusivo com pouquíssimas vagas, porque quero me dedicar ao máximo aos negócios de cada um dos membros VIP. Só quem realmente tem interesse e condição de expandir o seu negócio para outros mercados fará parte nesse grupo.

Eu também não sei se farei isso novamente, então se você acredita que o momento para o seu negócio ir para um próximo nível é agora, clique aqui e se candidate a uma vaga.

QUERO PARTICIPAR DA IMERSÃO PORTUGAL.

Nos vemos do outro lado do Atlântico. 🙂

LuLopes  – Publicitária de formação, estrategista de marketing digital por pura paixão.
Co-fundadora da marca Bastet Joias que tem por objetivo ajudar profissionais e empresas do setor de joias e bijuterias a brilharem no mercado, aumentando suas vendas e construindo sua autoridade por meio da internet.

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Então, o que achou dessas dicas? Deixe seu comentário e suas dúvidas aqui embaixo.

3 Responses to Como expandir o seu negócio de joias e bijuterias em tempo de crise.

  1. Estou muito interessado, dado em 20 vendas só uma é para o mercado nacional e quero comecar a vender pela net.

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