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É namoro ou amizade? 5 dicas que vão esquentar o seu relacionamento com os clientes e transformá-los em multicompradores das suas joias, semijoias ou bijuterias.

Como Identificar os Nichos Mais Rentáveis do Setor de Joias, Folheados e Bijuterias.

Quem não se lembra do programa “Namoro na TV” apresentado pelo comunicador Sílvio Santos no final dos anos 1990? Em que os participantes buscavam encontrar um amor em rede nacional (naquela época não havio o Tinder.rs). Eles se admiravam com binóculos e, depois, os rapazes escolhiam as moças para dançar. Após o pequeno baile e uma conversa ao pé do ouvido, a dupla tomava sua decisão e respondia à famosa pergunta de Silvio Santos: “É namoro ou amizade?”

Bem, brincadeiras à parte, esquentar o relacionamento com os seus clientes e transformá-los em multi compradores das suas joias, semijoias ou bijuterias tem muito a ver com isso.

É fundamental para o sucesso do seu negócio de joias, semijoias ou bijuterias ter uma boa e estreita relação com a sua lista de clientes. Quero dizer, entender qual é a situação atual do seu cliente e potencial cliente (saber qual é o desejo ou necessidade dele nesse momento).

Não adianta tentar vender logo no “primeiro encontro” se não entende o que o consumidor realmente deseja.

Você não chega para um rapaz ou moça que está vendo pela primeira vez e que esteja interessado e já pede em namoro ou casamento, certo? Com seu público é a mesma coisa!

Leia as cinco dicas básicas para você esquentar o seu relacionamento com o seu cliente e torná-lo um multi comprador de joias, semijoias ou bijuterias:

Descubra seu nicho1) Escolha um nicho rentável

Quanto mais você segmentar, mais chances tem de vender. Eu explico. Ao invés de querer vender algo muito amplo como “joias contemporâneas” ou “bijuterias finas”, que tal afunilar mais e vender algo mais específico que tenha muita procura por compradores, porém pouquíssima concorrência?

Se você não segmenta, você concorre com um universo muito maior, inclusive com as grandes lojas de roupas e acessórios, joalherias, etc. Ao “nichar” você diminui o seu cenário de atuação, embora quando falamos de nichos na internet, mesmo que pequeno, estamos falando de milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Uma das maneiras de encontrar nichos rentáveis é usar o Google Trends como ferramenta de pesquisa. Ele dá as principais tendências de termos de busca no Google e as regiões onde esses termos estão sendo mais procurados. Veja o exemplo abaixo:

Como Identificar os Nichos Mais Rentáveis do Setor de Joias, Folheados e Bijuterias.

2) Descubra quem é o seu públicoQuem é o meu público?

Mesmo que você já tenha um cadastro com os seus clientes mais fiéis, descubra quem são eles. Pesquise o que eles gostam de fazer, de comer, onde gostam de ir, enfim, trace um perfil do seu target. Aprenda com eles. Perceba o que faz eles comprarem a sua joia e não a de outra joalheria. Se você ainda não tem clientes, analise o mercado, a concorrência, veja o que o público que você quer atingir deseja e que você possa oferecer de diferencial em relação às outras lojas.

Compartilhe conhecimento3) Contribua. Ajude. Compartilhe conhecimento sobre a sua marca de joias, semijoias ou bijuterias.

Pense no mercado de consumidores de joias, folheados e bijuterias como um enorme iceberg, onde a ponta que nós avistamos para fora da água são as leads quentes, isto é, pessoas que estão à procura daquilo que você vende. Mas tem a parte escondida dentro do mar, que (quase) ninguém vê e que chamamos de leads frias, ou seja, pessoas que não sabem da existência do seu produto e que não estão interessadas em comprar joias ou bijuterias finas naquele momento, porém são potenciais candidatos a comprar esses produtos no futuro.

O fato é que a parte escondida do iceberg é muito maior do que a ponta que está a olhos vistos. O que isso quer dizer? Quer dizer que temos um potencial enorme a ser explorado e que não exploramos.

Para isso é preciso compartilhar conhecimento. É isso mesmo. Mas não qualquer conhecimento. Faça conteúdos que ajudem no processo de decisão de compra do seu potencial cliente e que, sobretudo, tenham a ver com os produtos que você vende.

Não tenha medo. Ajude os seus potenciais compradores a entender esse mercado em que você atua e que conhece tão bem. Mostre a eles os diferenciais, as semelhanças, como comprar ou não comprar, o que é melhor para cada ocasião, sempre mostrando as suas joias, folheados ou bijuterias como a solução para o desejo ou necessidade dele.

Quanto mais informação o seu prospect tiver sobre as características de uma joia, por exemplo, a composição de seus materiais, etc. , mais seguro ele se sentirá para comprar de você.

4) Crie uma recompensa para o seu público e construa o maior ativo da sua marca.Cria uma recompensa

Agora que você já seguiu todas as dicas anteriores, está na hora de preparar uma recompensa para atrair o seu público-alvo. Mas por que criar uma recompensa se eu ainda nem vendi?!

Após a escolha do nicho, a pesquisa, o feedback do seu público por meio de comentários e compartilhamentos, você já sabe quais são “as dores” e “os desejos” do seu target. Crie uma recompensa digital para atraí-lo. Pode ser um e-book com dicas, um podcast, uma hora de consultoria com você, enfim, trabalhe o princípio da reciprocidade: dê algum “presente” em troca do e-mail dele. Assim, você constrói um mailing qualificado de possíveis compradores.

Criar uma recompensa digital vai te dar a oportunidade de ter uma segunda chance de vender para o seu cliente ideal.

Se ele gostou da sua joia ou biju mas “sente” que ainda não é o momento dele comprar, ofereça uma recompensa digital gratuita que tenha um conteúdo relevante para o seu potencial cliente e que esteja ligado diretamente com os produtos que você vende. No curso Joalheria de Sucesso eu mostro o jeito certo de fazer isso. Se quiser saber mais a respeito do curso, é só clicar aqui.

Construa sua lista5) Construa a sua lista. Não compre uma lista.

Pesquisas comprovam que um cliente que já comprou de você equivale à 15 novos. Isso significa que sai muito mais barato manter uma boa e estreita relação com os seus clientes, do que estar sempre em busca de novos. Conforme eu disse no tópico anterior, ter uma lista de e-mails ou telefone dos clientes da sua marca de joias, semijoias ou bijuterias e dos potenciais compradores é valiosíssimo para ter um negócio sustentável.

Atenção! Captar novos leads (potenciais clientes) é importante para qualquer negócio, mas fidelizar os já existentes é fundamental para sua sobrevivência e fôlego no mercado. Além do mais, é muito mais fácil um cliente que já comprou a sua joia ou bijuteria, comprar novamente outra peça, concorda? Por isso, construa sua lista de leads qualificados e de clientes. Não compre listas prontas. O feitiço pode virar contra o feiticeiro. Seus e-mails podem parar na lista negra e você gastará muito mais tempo e dinheiro tentando resolver essa dor de cabeça.

Tem mais:

Se você quer se diferenciar no mercado de joias e bijuterias, aumentando a sua visibilidade e atraindo mais clientes para o seu negócio de maneira sustentável, se inscreva no nosso curso on-line Joalheria de Sucesso.

LuLopes  – Publicitária de formação, estrategista de marketing digital por pura paixão.
Co-fundadora da marca Bastet Joias que tem por objetivo ajudar profissionais e empresas do setor de joias e bijuterias a brilharem no mercado, aumentando suas vendas e construindo sua autoridade por meio da internet.

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