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Dia das Mães: como se preparar para vender joias, folheados e bijuterias nessa data comemorativa.

O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais lucrativa no mercado brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Então, como aproveitar essa data comemorativa para vender mais joias, folheados e bijuterias? Continue lendo esse artigo para saber.

Com a pandemia do Coronavírus, o e-commerce mais que dobrou em 2020.

É estimado um ticket médio on-line de R$444 para presentear nesse dia. Gastos principalmente com flores, cosméticos, eletrodomésticos, casa e decoração e moda, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABCComm.

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Para  o Dia das Mães 2021 a intenção de compras é de 46% em relação à moda e acessórios, segundo pesquisa da Social Miner.

Outra descoberta importante foi que 35% dos entrevistados afirmar que vão comprar seus presentes exatamente na semana em que se comemora o Dia das Mães. Enquanto 28% pretendem comprar duas semanas antes. 

Isso significa que ainda dá tempo de criar um planejamento estratégico forte para a sua loja de joias, folheados ou bijuterias. E aqui nesse artigo, eu vou te dar algumas ideias para você poder implementar no seu negócio.

Quem compra e quem recebe nos Dia das Mães?

Para que a sua marca converse com o seu público e potenciais clientes da melhor maneira possível é importante se questionar de que maneira as mães são representadas na sua Comunicação. Pois é fundamental considerar que o dia representa a celebração de todas as figuras maternas. Afinal de contas, tias, avós, amigas, sogras também são presentadas e não só as mães. Assim como não somente filhos vão às compras.

  • 32% dos consumidores acima dos 50 anos pretendem presentear também suas esposas nessa data
  • 22% dos consumidores decididos a comprar no período vão presentear a esposa
  • 17% do público feminino quer aproveitar as ofertas do período para comprar algo para si

Essa é uma excelente oportunidade para a sua marca de joias, folheados ou bijuterias fazer uma auto avaliação de como está mostrando essas personas nas suas redes sociais e nos seus anúncios. Elas estão sendo representadas?

  • 65% das mulheres brasileiras não se identificam com a forma como são retratadas na Publicidade (Instituto Patrícia Galvão (2013)

Essa pergunta é ainda mais relevante esse ano, já que a pandemia afetou a vida de muita gente, sobretudo de muitas mulheres, aumentando dessa forma a desigualdade de gênero, as condições de vida em todos os âmbitos e causando estresse, esgotamento e depressão, entre outros problemas de saúde.

Nada melhor do que aproveitar essa data para mostrar o seu negócio de um jeito único, demonstrando sua empatia e seu carinho por todos os tipos de mães.:)

Antes de começar com as dicas, eu preciso te dizer que a sua joalheria on-line precisa estar preparada para receber um número bem maior de visitantes do que o de costume. Em datas comemorativas, o volume do tráfego on-line, principalmente nos e-commerces aumentam muito. Por isso, é fundamental você fazer o seu planejamento, ter uma previsão maior de estoque, verificar a segurança do site (adquira um certificado de segurança se a sua loja ainda não tem um), dê atenção especial à logística de entrega das joias, folheados ou bijuterias no endereço solicitado pelo seu cliente. Veja se todos os links e a navegabilidade estão funcionando bem. Tudo pronto?

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Então, vamos lá!

 

1. FAÇA ANÚNCIOS SEGMENTADOS

Imagem: Facebook para Empresas

Se você já tem clientes cadastrados, adicione os e-mails e/ou celulares deles no Gerenciador de Anúncios do Facebook e gere um lookalike (público semelhante). Dessa maneira, você terá duas listas de públicos para anunciar no Facebook e Instagram: uma lista com seus clientes e outra de perfis semelhantes aos seus compradores, ou seja, potenciais clientes muito qualificados.

Outra segmentação importante é por localidade. Se você atua em uma determinada cidade ou em um Estado específico, segmentar os anúncios somente para a sua região vai tornar sua campanha mais eficiente além do custo x benefício ser muito melhor.

A segmentação de um anúncio por uma determinada categoria ou peça na sua loja virtual, incluindo interesses como “comprar on-line” e “mãe”, por exemplo, podem ajudar sua marca a chegar no potencial cliente que já está à procura de algum presente para o Dia das Mães..

É bom lembrar de usar as funcionalidades disponibilizadas pelo Facebook, como Carrossel, vídeos e testar em suas campanhas de anúncio para depois mensurar qual deu mais retorno em vendas.

Utilize também anúncios no Google Adwords. No Google a pessoa já está decidida a comprar enquanto que no Facebook e Instagram é preciso um empenho maior de convencimento.

2 – PREPARE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS PARA O DIA DAS MÃES NO FACEBOOK, INSTAGRAM e NO BLOG DA SUA MARCA

Imagem: Boulevard Shopping BH

Segundo o Facebook, 55% das mães se interessam por conteúdos a respeito de tendências de moda. Aproveite! Coloque a sua marca para conversar com os seus seguidores: tire dúvidas, dê sugestões de estilo e ajude filhos e mães a encontrarem o presente ideal para essa data tão especial.

Planeje os conteúdos especiais de hoje até o segundo domingo de maio, analise as publicações com mais engajamento orgânico (comentários, compartilhamentos e DMs) e promova esse post para pessoas com perfis parecidos aos dos seus clientes.

Se o seu negócio de joias, folheados ou bijuterias ainda não tem um blog atrelado ao seu e-commerce, esse é um bom motivo para começar.

Blogs, quando desenvolvidos de maneira estratégica, ajudam a alavancar as vendas do e-commerce. Isso porque conseguem uma boa indexação no Google. Em outras palavras, seu e-commerce pode ganhar conseguir aparecer na primeira página do Google para os clientes certos por meio de artigos estratégicos e bem direcionados.

3 – USE AS REDES SOCIAIS PARA AJUDAR NA DECISÃO DE COMPRA DO SEU CONSUMIDOR

 

 

Por ser uma data comemorativa muito ligada à família, o uso das redes sociais, principalmente o Facebook e Instagram, aumenta. É natural que muitas pessoas usem essas redes sociais para pesquisar e tomarem a decisão de qual produto comprar para o dia das mães. Os vídeos ajudam muito nessa etapa e são fortes influenciadores nessas decisões.

Você deve planejar a sua produção de conteúdo especial em vídeo ou até mesmo uma transmissão ao vivo na sua página ou perfil no Instagram para mostrar as suas promoções, suas joias, folheados ou bijuterias e chamar a atenção de quem deixa para comprar presentes de última hora.

O Facebook influencia cerca de 76% e o Instagram 56%.

Estimule os fãs da sua página no Facebook a participarem das suas postagens, escrevendo uma frase sobre o Dia das Mães com o nome da sua marca e com o link para a sua fan page ou mesmo usando um tema da sua marca feito especialmente para esse dia. Da mesma maneira, use os Stories para promover a interação com os seguidores do perfil do seu negócio de joias, folheados ou bijus. Um bom exemplo é promover uma campanha que os seus seguidores façam fotos criativas demonstrando o amor que têm por suas mães, publicar e marcar o perfil da sua empresa no Stories deles. O seguidor com a foto mais criativa ganhará um prêmio.

3. CRIE KITS ESPECIAIS PARA VENDER NO DIA DAS MÃES

Monte diferentes kits especiais para vender no Dia das Mães baseado nos perfis dos seus clientes e em pelo menos três tickets médios: baixo, médio e alto. 

Ter opções de presentes montados especialmente para essa data é um atrativo, já que muitos consumidores não sabem muito bem o que escolher para presentear nessa data. Assim, você pode compor acessórios que fazem parte de antigas e novas coleções da sua marca.

É importante que você pense estrategicamente não só no seu estoque como também em aumentar o ticket médio das compras de joias ou bijuterias na sua loja virtual.

4. DESTAQUE AS JOIAS, FOLHEADOS OU BIJUTERIAS TOP DE VENDAS NO PINTEREST

Construa um painel especial para o Dia das Mães na sua página no Pinterest com as joias ou bijuterias que geram interesse. Uma espécie de vitrine das TOP 10 da sua loja virtual. Isso gera burburinho e faz aumentar o número de visitas na sua loja virtual. Se possível coloque o preço de cada peça e insira o link para o seu e-commerce.

5. PRODUZA VÍDEOS DAS SUAS JOIAS, FOLHEADOS OU BIJUTERIAS E PUBLIQUE NAS REDES SOCIAIS

Segundo site de busca mais usado pelos internautas, o Youtube é uma das redes sociais mais poderosas da atualidade quando se trata de gerar credibilidade, autoridade e tráfego relevante para a sua loja virtual. Por isso, não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing digital.

Faça vídeos mostrando o processo de criação das suas joias, folheados ou bijus e a coleção pronta para o Dia das Mães. Avise que ao final do vídeo terá uma surpresa. Ao final, coloque o endereço da sua loja virtual onde, a pessoa que assistiu ao vídeo até o final, poderá receber um cupom de desconto ou um bônus especial para comprar o presente da mãe na sua loja.

Aproveite os vídeos e também publique na sua página no Facebook e no seu perfil no Instagram, de acordo com formato de cada uma dessas redes sociais.

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LuLopes  – Publicitária de formação, estrategista de marketing digital por pura paixão.
Co-fundadora da marca Bastet Joias que tem por objetivo ajudar profissionais e empresas do setor de joias e bijuterias a brilharem no mercado, aumentando suas vendas e construindo sua autoridade por meio da internet.

 

 

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