By

Instagram de Hugo Gloss e outros famosos são tirados do ar: o que isso influencia no seu negócio de joias ou bijuterias?

Na sexta-feira passada (11/05), o perfil no Instagram do blogueiro Hugo Gloss e de outros famosos foram tirados do ar. Segundo a rede social de Mark Zuckerberg o motivo foi o uso indevido de imagens de outras pessoas.

A notícia pegou o mundo da moda de surpresa e trouxe para o centro das conversas dois assuntos, na minha opinião, extremamente importantes para qualquer marca: direito autoral e redes sociais.

No mercado de joias e bijuterias, infelizmente, vemos muito o uso indevido de imagens seja de produtos ou marcas de terceiros e com a popularização das redes sociais essa prática se alastrou.

O bloqueio de contas pelo Instagram está sendo mais frequente do que se possa imaginar nos últimos tempos. Seja por uso indevido de imagens não autorizadas por fotógrafos (detentores do direito de autor, propriamente dito), seja pela pessoa fotografada (direito de imagem), vídeos não autorizados de celebridades, clonagem de perfis no Instagram, e principalmente por compras de seguidores (aquelas plataformas que te “ajudam” a seguir e curtir automaticamente outros perfis, sabe?). E isso não se restringe às contas somente de grandes instagrammers, youtubers e blogueiros, como foi o caso de Hugo Gloss. QUALQUER PERFIL NO INSTAGRAM ESTÁ SUJEITO A TER A SUA CONTA BLOQUEADA se infringir os termos de uso dessa rede social. Por isso, fique atento!

Vale lembrar que o caminho mais fácil nem sempre é o mais seguro. #ficaadica

Como se proteger?

Inclusive esse foi o tema central de uma conversa que eu tive em 2016 (e que continua mais atual do que nunca) com a Dra. Ana Cristina Ferreira, advogada especialista em Direito Digital, idealizadora do curso Como Proteger Sua Marca na Internet, e que você pode conferir no vídeo abaixo.

Baixe grátis checklist de proteção de marca

Conta desativada pelo Instagram? Veja o que fazer.

Se você teve a sua conta de joias ou bijuterias no Instagram desativada, bloqueada ou mesmo apagada. Existem algumas ações que você pode tomar:

Bloqueio por violação dos termos de uso do Instagram.

Se o seu perfil violou um dos termos de uso do Instagram, infelizmente não há nada que se possa fazer para reverter isso. Você foi contra as regras dessa rede social e contra fatos não há argumentos. Nesse caso é aprender com o erro, não cometer mais e bola pra frente. Por isso é importante conhecer as regras da plataforma.

Bloqueio por engano

Caso um erro tenha ocorrido na plataforma e o seu perfil de joias ou bijuterias tenha sido excluído por engano, existe a possibilidade de você ter de apenas confirmar que não é um robô e ter grandes chances de recuperar a sua conta. Isso porque existe uma hipótese (não é oficial e por isso é uma hipótese. rs) de que o Instagram realize uma ação periódica focada em encontrar usuários falsos no sistema. A plataforma desloga ou bloqueia uma porção aleatória de um número indeterminado de perfis para análise interna e volta com as contas reais aos poucos.

Oficialmente, o Instagram tem chamado o ocorrido de bug e não há mais informações sobre isso.

Passo a passo para a recuperação da sua conta

Formulário

Ao ter o seu perfil desativado, você vai ver um link para o preenchimento de um formulário de recuperação de conta. O primeiro passo vai ser o processo de comprovação de que você é proprietário real da sua conta.

Você chegará a uma tela similar a essa:

Basta preencher o formulário com seus dados, enviar e aguardar. Se você não conseguir anexar o seu documento de comprovação de negócio, envie mesmo assim o formulário.

Código SMS

O envio de código via SMS é uma das maneiras que o Instagram utiliza para comprovar que você é o dono da sua conta. No entanto, esse método somente estará disponível se você cadastrou o seu número de celular no aplicativo.

Se você incluiu o número de telefone da sua casa, por exemplo, não vai conseguir receber esse código. Por isso, não se esqueça de sempre manter os seus dados atualizados. Serão eles que vão garantir a fácil recuperação da sua conta.

Chat do Facebook

Uma dica que pode ajudar você na recuperação da sua conta é: caso tenha uma conta de anúncios no Facebook, entre em contato com o time da rede em questão por meio do chat de lá. Contudo, saiba que o máximo o que os atendentes poderão fazer para você vai ser abrir um chamado, enviá-lo para o time do Instagram para avaliação e acompanhar o retorno da sua conta. Eles não têm qualquer poder de decisão sobre o que acontecerá com o seu perfil.

Período de recuperação

Primeiro, você deve receber um e-mail do Instagram dizendo que sua conta está em análise. Depois pode ser necessário aguardar algum tempo para o retorno do perfil. A espera pode chegar até 7 dias ou mais.

Quando a sua conta estiver liberada, você receberá outro e-mail do Instagram pedindo desculpas pelo ocorrido e confirmando a recuperação do seu perfil sem nenhuma modificação de conteúdo.

Caso o seu usuário tenha realmente sido deletado, você também receberá um e-mail da plataforma informando sobre a decisão. No entanto, se você procedeu corretamente na solicitação de retorno da conta é muito difícil que isso aconteça.

Recomendação

As redes sociais continuam sendo um ótimo investimento para divulgar a sua marca e atrair mais clientes para o seu negócio de joias ou bijuterias. Mas é importante saber as regras de uso de cada uma delas para não correr o risco de perder o primeiro ponto de contato com o seu público alvo. Sim, porque elas são o primeiro ponto de contato com a sua audiência e não precisam ser ó último. Isso me leva para outra observação que eu faço aqui.

Tenha um ambiente virtual seguro e só seu, como um blog, site, uma loja virtual e, principalmente, uma lista de e-mail e/ou telefone.

Investir todo o seu tempo, esforço e dinheiro somente nas redes sociais é como construir uma casa em um terreno alugado. Você é o dono da casa, mas não do terreno em que ela foi construída, então se o proprietário do terreno (redes sociais) resolver tomar ele de volta ou vendê-lo para outra pessoa, por exemplo, você será despejado e perderá a sua casa (fanpage, canal, perfil) com tudo dentro (conteúdo e seguidores). Então, sabendo disso, use as redes sociais com estratégia para alavancar o seu negócio de joias ou bijuterias, convidando seus fãs e seguidores a visitarem seu site e a se cadastrarem em sua lista de e-mails.

ATENÇÃO!

Tão importante quanto as estratégias aplicadas nas redes sociais para impulsionar suas vendas é também proteger a sua marca. Afinal de contas, ela é o seu maior patrimônio e recuperá-la pode custar 10 vezes mais caro do que protegê-la previamente. Por isso, se não quiser correr o risco, sugiro que você se inscreva no curso on-line express Como Proteger Sua Marca na Internet da Dra. Ana Cristina Ferreira.

 

LuLopes  – Publicitária de formação, estrategista de marketing digital por pura paixão.
Co-fundadora da marca Bastet Joias que tem por objetivo ajudar profissionais e empresas do setor de joias e bijuterias a brilharem no mercado, aumentando suas vendas e construindo sua autoridade por meio da internet.

 

Se você gostou desse assunto, leia também:

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão de conteúdo? Deixa aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *