By

O Dono da bola sempre joga sozinho.

Olá, seja muito bem-vindo(a) ao novo blog da Bastet Joias!

Resolvi lhe dar as boas-vindas com um post que escrevi em 2009 no antigo blog do Atelier Balaio de Gato.

Apesar de antigo e com algumas alterações feitas por mim, esse artigo continua atual e faz a gente pensar na nova Era, a Era do Compartilhamento. Por isso, escolhi esse texto para lhe lhe dizer: “Seja bem-vindo(a)! Sinta-se à vontade porque a casa é sua.” 🙂

Boa leitura!

Compartilhamento_Bastet JoiasEm meio a redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, MSN, Instagram, etc. , me veio à mente aquela velha história dos tempos de criança e isso não faz muito tempo (risos), sobre os jogos de futebol ou queimado em que o dono da bola sempre fazia uma chantagem emocional, para não dizer terrorismo, a fim de estar na “tchurma”. “Ninguém joga se eu não jogar porque eu sou o dono da bola” diziam sempre os chatos que para conseguir um lugarzinho no time vinham com essa história. Eles escolhiam o time e as regras do jogo. Não admitiam perder. Incrível! Mas se transportarmos essa história para hoje em dia, podemos dizer que essa era uma criança “1.0”. Daquelas que não interagem, não querem ouvir a opinião dos outros, pois só interessa a dela. “Esse brinquedo é meu!” esperneia a criança mimada.

boxe_ e-mail Bastet Joias

Até bem pouco tempo, isso também acontecia no mercado, seja ele qual fosse. É bem verdade que em alguns setores isso ainda acontece. A opinião dos consumidores não interessava. O importante era saber quantas cifras havia vendido naquele mês. Uma via de mão única. Nos dias de hoje, o dono da bola que não interagir com o seu time seja de funcionários, fornecedores e, principalmente, clientes vai ficar jogando sozinho e pior, nunca irá vencer. A interação está aí para quem quiser ver.

É a chamada Web 2.0. Nela você deve compartilhar com seus clientes, funcionários e fornecedores. Todos como uma equipe. Não é mais um clichê, é a mais pura verdade. E as ferramentas de relacionamento virtual se tornaram reais, o mercado mais democrático e a concorrência, ou melhor, a competição mais acirrada.

Tweet: “O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar.” Sócrates 

De artesãos a empresários da moda, todos devem interagir. As palavras de ordem são democratização do conhecimento e compartilhamento. Sugestões, críticas, novos produtos e serviços, perfil do público que você quer atingir, tudo isso está aí para quem quiser saber. Na era 2.0 não existem mais clientes, mas sim fãs, seguidores, pessoas de carne e osso que não compram um produto simplesmente. Elas acreditam em uma causa, em um propósito maior. Pessoas são fiéis a algo em que acreditam e se a sua marca possui algo mais do que somente vender produtos, fique sabendo, você está no caminho certo.

Então amigo(a), essa é a pergunta que não quer calar: você joga em qual time? Nos interativos ou egoístas? Sabe realmente o que o seu público deseja? Sabe como estreitar seu relacionamento com ele? Ou ainda está na idade da pedra lascada e querendo ser o dono da bola sozinho? Ainda tem medo da concorrência porque ela pode roubar a sua ideia? Pois saiba que um concorrente pode muitas vezes se tornar um aliado. É isso mesmo! Mas isso é papo para outro post. 🙂

O que importa não é quem está com a bola e sim quem faz os gols e se destaca na partida.

Se gostou deste post também vai gostar de É namoro ou amizade? 5 dicas que vão esquentar o seu relacionamento com os clientes

Grande abraço e até o próximo post!

Artigos relacionados:

boxe_ e-mail Bastet Joias

O que achou deste post? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *