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Vendas de Joias e Bijuterias: como atingir as suas metas do ano ainda nesse 2º semestre.

O primeiro semestre do ano já passou. E as suas metas de vendas de joias ou bijuterias que escreveu no papel no final do ano passado? Já realizou alguma? Calma! Se a sua resposta foi NÃO para alguma dessas perguntas, fique aqui comigo, porque neste artigo eu vou te mostrar como atingir as suas metas do ano ainda nesse segundo semestre.

1. Defina seus objetivos e metas

Sabe aquela frase “Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”? Isso se aplica aqui também. Saber onde se quer chegar é o objetivo, mas só isso não basta. É preciso ter uma meta (tempo, velocidade). Não basta dizer ” quero vender mais”, ” preciso vender mais”. Para que você tenha uma chance real de fazer isso acontecer é necessário que coloque no papel QUANTO QUER ou precisa vender e EM QUANTO TEMPO (meta).

Sem meta e sem objetivo definidos fica impossível montar um planejamento estratégico eficiente.

Quando começo uma consultoria, as primeiras perguntas que faço para os meus clientes são:

  • Qual é a sua meta de crescimento para o seu negócio esse ano?
  • Quais os gargalos, as restrições de capacidade do seu negócio? Por exemplo: se você deseja crescer 50% o seu negócio de joias ou bijuteria, isso significa aumentar a equipe, você tem os recursos financeiros necessários para isso?

Muitas vezes os empresários criam metas sem olhar para dentro dos seus negócios para saber o que será preciso mudar ou reestruturar e se têm condições de fazer essas alterações antes de colocar em ação suas estratégias. E isso já nos leva para o próximo passo.

2. Ajuste o seu funil de vendas

Definida a sua meta de faturamento mensal, você precisa olhar para o seu mix de produtos e para o comportamento de compras dos seus clientes (a jornada do seu cliente dentro da sua loja), assim como alinhar o seu funil de vendas.

Quais joias ou bijuterias vendem mais por mês e por período, quantos clientes compraram mais de uma vez na sua loja, qual é o seu ticket médio, quantos visitantes se transformaram em leads (potenciais clientes), quantos leads se tornaram clientes, quantos clientes são clientes diamantes (compraram mais de uma vez ou regularmente)… fazer essa análise antes é fundamental para que você possa traçar estratégias de acordo com a realidade do seu empreendimento.

Você deve se fazer as perguntas certas, eu chamo de perguntas de ouro, que são aquelas que de fato farão a diferença para você atingir as suas metas de vendas de joias ou bijuterias ainda neste segundo semestre. Algumas delas são:

  • Quantos leads eu preciso gerar para ter um cliente, gerar uma compra?
  • O que eu preciso fazer para gerar esses leads?
  • Tenho recurso financeiro para isso? Se não, quais outras alternativas eu tenho para alcançar esse meu objetivo?

Essas são só algumas, mas o que eu quero é que você entenda o processo.

É preciso que você faça essa “engenharia reversa”. Que você raciocine assim: ” Ok. Para fechar o ano com um faturamento de 120 mil reais, sendo que só restam 6 meses para o encerramos o ano, preciso faturar 20 mil reais por mês. Para chegar a esse faturamento mensal, preciso vender 5 mil reais por semana, ou seja, um pouco mais de 714 reais por dia.” Então vem as perguntas de ouro: “O que eu devo fazer para atingir esses números?”, ” Quais recursos ( financeiros ou não) eu tenho para conseguir chegar lá?”

São perguntas que vão fazer você ver o seu negócio com um olhar mais realista e, com isso, te dar a possibilidade de alcançar a sua meta. ” Mas Lu! E se eu não conseguir atingir a meta que eu estabeleci de receita para o meu negócio?” Readeque. Simples assim. No começo é natural que você tenha de readequar a realidade do seu empreendimento. Mas isso não quer dizer que você deva usar isso como desculpa ou “muleta”, caso não tenha atingido a meta do mês. É para você alinhar as suas expectativas com a realidade daquele momento. É de extrema importância que você conheça a sua realidade e saiba quanto tempo tem disponível para executar as tarefas que vão te levar à meta estabelecida.

DICA DE OURO: ESCREVA SEMPRE TRÊS METAS: POSSÍVEL, IDEAL E MARAVILHOSA. A PRIMEIRA É O MÍNIMO VIÁVEL (AQUELA QUE VOCÊ PRECISA ATINGIR PARA PAGAR AS CONTAS E NÃO TER PREJUÍZO), A SEGUNDA É AQUELA QUE VOCÊ CONSEGUE TER UM LUCRO MESMO QUE PEQUENO E A TERCEIRA, PELO NOME VOCÊ JÁ DEVE TER ADIVINHADO, É O MELHOR DOS MUNDOS. AQUELA QUE O SEU LUCRO É MUITO BOM.

Muitas vezes, quando os clientes da minha consultoria colocam uma meta muito alta, além das possibilidades do seu negócio, eu alerto, apresento toda a análise da realidade da empresa naquele momento feita conforme falei acima neste artigo e faço a readequação junto com ele.

É importante também que você invista na construção e automatização de um funil de vendas. Isso vai fazer com que você consiga gerenciar melhor o volume sem perder o relacionamento personalizado com cada lead e monitorar as taxas de conversão entre os diferentes níveis do seu ciclo de vendas.

Aqui na Bastet Joias nós usamos a plataforma LeadLover para isso, mas existem muitas outras no mercado.

O MAIS IMPORTANTE NA ETAPA DO PLANEJAMENTO DE VENDAS É CALCULAR O SEU FUNIL DE VENDAS DE ACORDO COM A META ESTIPULADA E IDENTIFICAR POSSÍVEIS OBSTÁCULOS DE VENDAS E MARKETING.

3. Invista em clientes diamantes

Ter sempre novos clientes é bom, significa que mais consumidores estão conhecendo a sua marca e os seus produtos, mas a aquisição deles pode ter um custo elevado para o seu negócio. Já investir em clientes que já compraram de você ou que compram com regularidade, o que eu chamo de cliente diamante, pode ser a melhor estratégia para aumentar os seus lucros e baixar os custos.

Oferecer uma joia ou bijuteria que esteja alinhada ao perfil de compra daquele cliente fiel ou mesmo oferecer algum outro produto ou serviço complementar na hora da compra (upsell) vai te ajudar a aumentar o ticket médio da sua loja e a chegar mais perto da sua meta de faturamento. Construa um relacionamento mais próximo com esses clientes.

NÃO DESCARTE A POSSIBILIDADE DE INVESTIR NA CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES. APENAS DÊ MAIS ATENÇÃO ÀQUELES QUE ESCOLHERAM COMPRAR A SUA JOIA OU BIJUTERIA E NÃO A DO CONCORRENTE.

Você quer a minha ajuda para montar o seu planejamento de vendas e atingir suas metas do ano ainda nesse segundo semestre?

Aqui eu explico como funciona a minha consultoria.

 

LuLopes – Publicitária de formação, estrategista de marketing digital por pura paixão.
Co-fundadora da marca Bastet Joias que tem por objetivo ajudar profissionais e empresas do setor de joias e bijuterias a brilharem no mercado, aumentando suas vendas e construindo sua autoridade por meio da internet.

 

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