Como expandir o seu negócio de joias e bijuterias em tempo de crise.
Você já ouviu a frase “não coloque seus ovos em uma única cesta”? Pois é…É muito perigoso para a sobrevivência de um negócio apostar todas as suas fichas em uma única opção de venda, em um único mercado.
Na época em que eu tive atelier, investia todo o meu tempo e dinheiro em promover os cursos presenciais do atelier e na produção de joias em prata que eram voltadas 100% para uma única cesta, o mercado brasileiro. Eu ficava sempre na corda bamba, à mercê da instabilidade econômica causada pelas diversas crises que o Brasil sofria (e ainda sofre).
O meu faturamento variava conforme a situação econômica e política do Brasil. Se o país estivesse bem as vendas iam bem, se surgisse algum sinal de que a economia iria sofrer um “baque”, pronto, eu já sentia a retração do mercado.
Senti na pele como é muito perigoso para a sobrevivência de um pequeno negócio apostar todas as fichas em uma única opção de venda, em um único mercado.
Eu não percebia o potencial em gerar outras fontes de renda com as minhas joias e que era possível proteger o meu faturamento contra essas “oscilações” ao diversificar a minha atuação no mercado.
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Eu não sabia porque nunca tive alguém para me orientar, para me mostrar os passos certos que iriam tornar o meu negócio mais estável financeiramente. Estou falando de 15 anos atrás, quando não tínhamos acesso a tantas informações como temos hoje. Então resolvi fazer o meu próprio caminho e fazer minhas próprias regras.
Acreditava que o caminho da internacionalização era muito difícil e complexo e, por ter um negócio pequeno, não chamaria a atenção de nenhum importador.
Sabe a “síndrome de vira lata”? Em que a gente acredita que o que vem de fora é sempre melhor do que o que criamos? Era exatamente assim que eu me sentia.
60% das empresas de sucesso buscam se antecipar aos fatos.
Para fugir desse “padrão” e ganhar mais estabilidade financeira, resolvi deixar o “viralatismo” de lado e investir no mercado internacional mostrando o meu trabalho no exterior. E posso afirmar para você: É possível sim, conquistar estabilidade e dobrar ou mesmo triplicar as oportunidades de negócio em joias e bijuterias quando você abre a mente para o mercado internacional e se prepara para isso.
No começo não foi fácil, mas depois dessa mudança de mentalidade e a possibilidade de ter uma visão global e estratégica fez toda a diferença para mim e para o meu negócio.
Tudo que fiz foi montar uma estratégia de venda para o exterior e por um bom período consegui ter uma estabilidade financeira aproveitando os pontos fortes dos dois mercados para o meu negócio. O que fez a diferença para mim? Foi eu não desistir, apesar das dificuldades (que não foram poucas), e agarrar todas as chances boas que surgiram na época para mim.
Muito por conta disso eu resolvi mudar o foco da Bastet Joias e usar a minha experiência de 25 anos em marketing e comunicação para ajudar outros empreendedores do ramo de joias e bijuterias a alavancar em seus negócios.
Por isso, quando eu recebi o convite para palestrar em um dos maiores eventos de joias da Europa, o PortoJoia (SIM! Eu palestrei em Portugal!), eu pensei: “como posso transformar essa oportunidade única em uma oportunidade também para mais empreendedores do setor? Foi então que me veio a ideia de formar um grupo exclusivo para uma imersão em Portugal no período em que estivesse lá e assim surgiu a Imersão Portugal.
Essa foi uma oportunidade realmente única. Oportunidade essa que eu não tive na minha época como joalheira.
O objetivo foi formar um seleto grupo de empresários do ramo de joias e bijuterias que veem o mercado internacional como uma grande oportunidade de troca de experiências com outros joalheiros (networking), chance de aprender técnicas e estratégias já testadas no mercado português e poder adaptá-las e aplicá-las dentro dos seus negócios, para irmos juntos a Portugal em setembro.
Foram dias intensos e muito enriquecedores para todos.
Os feedbacks foram tão positivos que eu resolvi desenvolver um método de internacionalização de marca voltado para joalherias que queiram expandir seus negócios a partir de Portugal. Se esse é o seu caso e quer saber como eu posso ajudar a expandir o seu negócio de joias, folheados ou bijuterias, acesse este link http://www.bastetjoias.com.br/consultoria-marketing-digital-negocio-joias-bijuterias/
LuLopes – Publicitária de formação, estrategista de marketing digital por pura paixão.
Co-fundadora da marca Bastet Joias que tem por objetivo ajudar profissionais e empresas do setor de joias e bijuterias a brilharem no mercado, aumentando suas vendas e construindo sua autoridade por meio da internet.
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