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Como Transformar Fãs de Joias e Bijuterias Em Clientes Usando o Facebook.

Curtidas são ótimas mas não pagam a conta no final do mês, não é verdade? Todo negócio precisa ser sustentável e por isso é preciso vender todos meses. As redes sociais estão aí para ajudar a gente, mas como transformar fãs das suas joias ou bijuterias em clientes usando o Facebook, por exemplo? É sobre isso que eu vou falar aqui nesse post.

Por onde começar?

1.Saiba muito bem quem é o seu público

Já falei aqui no blog em outros artigos sobre a importância de você nichar dentro do mercado de joias e bijuterias, seja por categorias (brincos, pulseiras, colares…) seja por estilo (boho, vintage, cool, clubber, romântico, funk, etc.). Mas antes disso é preciso que você entenda e defina muito bem quem é a persona com quem você quer se comunicar, quem é o seu cliente ideal. Todas as estratégias de marketing, comunicação e venda são desenvolvidas a partir desse ponto inicial.

2. Invista em um bom papo

O nome já diz tudo: rede social. Pessoas querem falar com pessoas e comprar delas. Não com máquinas ou respostas padrão. No Facebook é a mesma coisa. Humanize a sua comunicação. Pense em conteúdos que façam os seus fãs interagirem mais com a sua fanpage.

Os conteúdos que mais ajudam a aumentar o engajamento no Facebook são aqueles que entretém, motivam ou educam.  Então, quando for fazer o planejamento de conteúdo para a sua fanpage de joias ou bijuterias tenha sempre em mente esses três pilares do engajamento.Outra coisa importante é você saber qual é o objetivo de cada publicação. Que mensagem você quer passar para o seu público com determinado conteúdo? Isso vai facilitar a criação de conteúdos mais bem direcionados para a sua audiência.

3. Seja constante

Tenha uma periodicidade. Publique os posts na sua página com regularidade, no momento em que seus fãs estão ativos na rede, assim você vai gerar mais visibilidade e confiança para sua audiência.

Veja aqui neste vídeo como saber qual é o melhor horário para postar no Facebook:

4. Construa uma comunidade em torno da sua marca

Crie um grupo exclusivo no Facebook ligado à sua página no Facebook e nele interaja com seus participantes de forma especial. Publique conteúdos exclusivos, prepare ofertas especiais, tire dúvidas, isto é, estreite o seu relacionamento com a sua audiência. Essa é uma excelente oportunidade para você entender quem de fato é o seu potencial cliente e quais são suas necessidades, desejos e objeções. Além disso, com as mudanças nos algoritmos do Facebook, ter um grupo dentro de uma fanpage é uma das estratégias mais eficientes para aumentar a visibilidade dela dentro da rede social.

Se você ainda não faz parte do nosso grupo no Facebook, solicite a sua participação aqui.

5. Use e abuse dos vídeos

Você pode não gostar do que eu vou dizer agora, mas se ainda não utiliza o poder dos vídeos para se comunicar e vender para os seus seguidores, está deixando dinheiro na mesa.

Já não é de hoje que o vídeo como estratégia de marketing vem crescendo. Prova disso é o próprio Facebook que vem dando mais atenção e mostrando mais em sua plataforma publicações feitas a partir de vídeos.

Existem diversas maneiras de gravar um vídeo e não necessariamente é preciso aparecer nele. Então, não tem desculpa. rs

DICA DE OURO: dê uma atenção especial às transmissões ao vivo (lives) dentro do Facebook. Esse formato potencializa a visibilidade do seu conteúdo e da sua fanpage. Em outras palavras, a rede social mostra para mais usuários conteúdos em vídeo. Além disso, é uma excelente estratégia para atrair potenciais clientes e convertê-los em clientes.

As ferramentas que você vai precisar para fazer isso são:

1. Autoresponder para e-mails
2. Página de Inscrição
3. Página de transmissão

Recomendo a ferramenta completa LeadLovers, que você pode saber mais aqui.

6. Utilize as ferramentas do Facebook de maneira estratégica

Só esse tópico já vale mais do que ouro. Uma platina talvez. 🙂

Preste muita atenção às ferramentas poderosas que o Facebook disponibiliza mas que poucos empreendedores e empresários do ramo de joias e bijuterias usam de forma estratégica.

6.1. Página inicial

É na parte superior da sua fanpage que estão três ferramentas importantíssimas que você pode usar para potencializar suas vendas transformando fãs de joias ou bijuterias em clientes.

A primeira delas é CAPA.

Aproveite a arte da capa para se comunicar com os seus fãs. Diga o que seu cliente ganha ao adquirir sua joia ou bijuteria. Use uma imagem que transmita melhor os benefícios conquistados para quem comprar de você.

É importante criar novos layouts de acordo com a época do ano e o seu planejamento estratégico (como datas comemorativas, eventos, promoções, etc) ligadas ao seu cliente ideal, tendo em vista que essas atualizações de capa atraem mais visualizações orgânicas (visualizações gratuitas) no Facebook.

A segunda é a IMAGEM DE PERFIL (avatar)

Para não correr o risco de errar na imagem de perfil, coloque a sua logo aplicada num fundo de cor sólida.
Preste atenção para não encher com muita informação visual, não encostar demais a logo nas bordas da imagem e se ela dará boa leitura quando estiver miniaturizada no feed de notícias.

A terceira mas não menos importante (pelo contrário) é o BOTÃO AZUL ou o botão de chamada para ação (call to action). É nele que você pode definir para onde quer direcionar o visitante da sua página no Facebook:  fazer um contato pelo seu site ou mesmo ligar para a sua empresa.

É importantíssimo ativar essa função da plataforma, pois ela pode te ajudar a conquistar um potencial cliente ou mesmo a facilitar a conclusão de uma venda.

Muitas empresas ignoram ou simplesmente desconhecem esse recurso oferecido pelo Facebook que é mais uma forma de levar o usuário a entrar em contato com a marca.

É muito comum também, os administradores de fanpages instalarem esse botão, mas vincular ele a uma página desativada em sua loja virtual ou, simplesmente, à própria fanpage de novo, evite cometer esse erro.

Muita atenção na hora de escolher o destino do visitante ao ativar o botão azul. Os erros em relação ao botão azul podem ser
os seguintes: Ausência de botão azul e destino incorreto.

6.2. Loja

Eu sei que pode parecer estranha essa dica se você já tem uma loja virtual para vender as suas joias ou bijuterias, mas pense em sua loja no Facebook como uma vitrine. Sim! É possível criar uma dentro da sua página no Facebook e usá-la para mostrar os seus acessórios mais vendidos, os TOP 10 em vendas e finalizar a compra no seu e-commerce. Da mesma forma que, com esse “shopping”, você consegue marcar produtos e vender também por meio do Instagram.

6.3. Check-in

Tem uma loja de bijuteria ou uma joalheria física? Que tal oferecer wifi para os visitantes do seu negócio local em troca deles fazerem um check-in na página da sua empresa no Facebook? Isso vai te trazer mais visibilidade, pois os contatos dos visitantes vão ver a publicação, conhecer a sua fanpage e podem se tornar clientes também. Para isso, basta ter um roteador sem fio (wireless) compatível com o Wi-Fi do Facebook e seguir as instruções abaixo:

1 – Verifique se o seu modelo de roteador está na lista dos dispositivos que oferecem a função ‘Redes Sociais. Atualmente, o Wi-Fi do Facebook para check-in está disponível para:

Produtos sem fio Meraki
Produtos sem fio Cisco
Roteador NETGEAR R6300v2 Wi-Fi
Roteador D-Link Facebook Wi-Fi AC1750 (DIR-865L)
Produtos sem fio Open-Mesh
Produtos sem fio Aruba Networks Roteador HotSpot 300 Intelbras
Produtos Ruckus Wireless
Roteadores ASUS RT-AC68U, RT-N18U, DSL-AC68U e DSL-AC68R

2 – Ative a opção de login com Facebook. O procedimento de ativação varia conforme o modelo de roteador.

3 – Com o painel de configuração do Wi-Fi aberto, selecione a página do Facebook correspondente ao estabelecimento. É necessário estar logado na conta do administrador da página.

4 – Na seção ‘Modo de Acesso’, marque a opção que obriga os usuários a fazerem check-in.

5 – Na seção ‘Duração da sessão’, determine o tempo que a sessão permanecerá ativa na rede Wi-Fi. É possível permitir o acesso com um check-in único, ou obrigar um novo check-in após a sessão expirar no tempo estipulado.

6 – É possível disponibilizar um termo de uso do serviço para os clientes que forem navegar na internet através desse serviço. Para tornar o aceite obrigatório, marque a alternativa ‘Opcional: para adicionar seus próprios Termos de Serviço’.

7 – Clique em ‘Salvar configurações’ para finalizar a configuração do hotspot.

6.4. Messenger

O Facebook disponibiliza a opção de mensagens automáticas personalizadas dentro do chat das fanpages. Isso facilita muito e te ajuda a ganhar “pontos” com a plataforma, já que respostas rápidas dentro do Messenger da página é um dos critérios de avaliação para essa rede social recomendar fanpages a usuários com interesses semelhantes aos dos seus fãs. Além disso, existem hoje em dia os bots (robôs) que são aplicativos gratuitos terceirizados aceitos pelo Facebook, que você pode configurar e personalizar as mensagens conforme o fluxo de interatividade com os seguidores da sua página.

6.5. Facebook Insights

Essa uma das funcionalidades que o Facebook disponibiliza para todos os administradores de fanpage e que, na minha opinião, é uma verdadeira mina de ouro! Nessa ferramenta, você consegue fazer um raio-x da sua página e fazer várias análises: quais conteúdos engajam mais com a sua audiência, qual é o perfil dos seguidores da sua página, alcance, ações, enfim, ela é uma excelente aliada para o seu negócio de joias ou bijuterias. Aproveite!

TEM MAIS:

No curso on-line Joalheria de Sucesso, eu aprofundo mais esse e outros conteúdos estratégicos que te ajudam a aumentar a visibilidade do seu trabalho e atrair mais clientes para o seu negócio de joias ou bijuterias. Se quiser saber mais detalhes sobre o curso é só clicar aqui.

ME CONTA: Quais dessas dicas você gostou mais? Qual delas vai colocar em prática? Tem alguma outra funcionalidade do Facebook que você usa ou já usou, deu certo e que não está aqui neste post?

LuLopes  – Publicitária de formação, estrategista de marketing digital por pura paixão.
Co-fundadora da marca Bastet Joias que tem por objetivo ajudar profissionais e empresas do setor de joias e bijuterias a brilharem no mercado, aumentando suas vendas e construindo sua autoridade por meio da internet.

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