By

Como Montar Um Plano de Ação Imediato Para Aumentar As Vendas de Joias, Folheados ou Bijuterias (Mesmo Sem Ter Loja Virtual).

O que você vai ver neste artigo provavelmente nunca encontrou em lugar nenhum e vai mudar a sua maneira de pensar o seu negócio de joias, folheados ou bijuterias. Com esse plano de ação imediato para aumentar as vendas de joias, semijoias ou bijuterias (mesmo sem ter uma loja virtual) nunca mais você vai ficar perdido sem saber o que oferecer aos seus potenciais clientes e ter um faturamento com previsibilidade e lucratividade.

Deixa eu te contar uma rápida história…

Muitos empresários do setor joalheiro acreditam no relacionamento um a um em suas lojas físicas e isso é maravilhoso! Mas focar somente na venda presencial não é escalável, não se consegue sustentar um negócio sem estar de maneira forte e estratégica na internet. E isso não significa apenas ter uma página no Facebook e um perfil no Instagram. É preciso ir além…

Hoje em dia, não se pode ignorar que o Brasil é o terceiro país onde se compra mais pela internet. Sendo a categoria de Moda e Acessórios que recebe mais pedidos de compras on-line (14,2%). Prova disso é que cada vez mais marcas estrangeiras estão abrindo frentes de negócios no mercado de moda brasileiro.

Mesmo que a sua marca de joias, folheados ou bijuterias não tenha uma loja virtual é possível sim aproveitar a web para surfar nesse maravilhoso oceano azul de oportunidades. É isso que eu vou te mostrar agora.

1) Presença digital: faça o Instagram e o Facebook trabalharem para você.

Não basta ter uma fanpage e um perfil, é preciso saber aproveitar as oportunidades que cada rede social pode oferecer ao seu negócio.

Vamos começar pelo Instagram:

  • Tenha um perfil comercial ao invés de pessoal. Ao escolher a primeira opção, você terá acesso às estatísticas do seu perfil, como: perfil do público que vê o seu conteúdo (faixa etária, gêneros, cidades, melhores horários para postar e alcançar esse público, etc.)
  • Use a descrição do seu perfil de maneira estratégica. Descreva o que a sua marca oferece e qual é o diferencial dela diante de outras marcas do setor. E não esqueça de usar hashtags (#) em palavras-chave no texto
  • Insira um link ou diversos (linktr.ee) para que o visitante do seu perfil possa clicar e já comprar ou entrar em contato para saber mais sobre os seus acessórios
  • Prefira utilizar o link do Whatsapp Business ao Whatsapp padrão, pois o primeiro oferece muito mais recursos interessantes para você aplicar ao seu negócio
  • Crie um Instagram Shopping
  • Utilize os Destaques do Instagram como forma de ajudar a quem está vendo o perfil da sua marca pelo primeira vez. Então tenha um Destaque de “Boas Vindas” falando sobre o que é a sua marca, o que vende, qual é o seu diferencial, etc., ou Destaque sobre “Formas de Pagamento”, outro a respeito de “Política de Troca  e Devolução”, e assim vai…Tudo que for importante para que a pessoa que esteja chegando no seu perfil pela primeira vez entenda como o seu negócio funciona.
  • Use e abuse das funcionalidades de interação dos Stories: enquetes, perguntas, quiz…isso fará com que você conheça melhor a sua audiência e, com a interação, o Instagram mostre o seu perfil para mais pessoas
  • Faça lives (transmissões ao vivo) mostrando as joias, semijoias ou bijuterias que vende
  • Aproveite a funcionalidade “Melhores Amigos” do Instagram e transforme em um Clube do Compras

E no caso do Facebook?

  • Use a capa da sua fanpage para divulgar a ação de marketing que está fazendo no momento ( promoção, lançamento, etc.). Mude com regularidade.
  • Utilize o botão para levar a pessoa interessada para o Whatsapp Business da sua joalheria ou para o Messenger (caso não tenha uma loja virtual)
  • Crie uma loja dentro da sua fanpage
  • Faça transmissões ao vivo mostrando as suas joias, folheados e bijuterias
  • Estimule as pessoas a deixarem uma avaliação a respeito da sua marca e produtos
  • Conte a história da sua marca na opção Sobre
  • Use a opção Marketplace como chamariz para a sua loja dentro da sua fanpage

2) Monte o seu mix de produtos de forma estratégica

MONTE O SEU MIX DE PRODUTOS E IDENTIFIQUE QUAIS SÃO OS SEUS PRODUTOS:

  • ESTRELA – são produtos que geram muito lucro, mas exigem muito investimento para que alcancem uma boa performance de vendas
  • VACA LEITEIRA – geram muito lucro sem a necessidade de grandes investimentos de tempo ou dinheiro em marketing ou vendas. Estes produtos já estão estabelecidos no mercado e se “autopromovem” por sua qualidade e/ou reputação com o público consumidor
  • PONTO DE INTERROGAÇÃO – ainda não geram grande receita, mesmo com alto investimento em marketing e vendas. Costumam estar nessa categoria os produtos recém-lançados ou disruptivos no mercado.
  • ABACAXI – são produtos com baixa performance de vendas e/ou margem muito ruim. Devem ser submetidos à análise de viabilidade e caso os planos de recuperação envolvam altos investimentos, a descontinuação do produto deve ser considerada.

3) Ofereça sempre de maneiras diferentes

Agora que você já configurou o Instagram e Facebook para ajudarem a vender mais as suas joias, semijoias ou bijuterias e já identificou em quais fases está o seu mix de produtos,  está na hora de montar as suas campanhas de vendas semanais.

É simples: as campanhas semanais vão ajudar a gerar mais vendas e a ter a fazer um caixa rápido, todos os dias, todas as semanas, todos os meses.

  1. Identifique qual produto você deseja vender naquela semana. O motivo pode ser qualquer um: porque é um novo produto e quer testar a aceitação com a sua audiência, porque é um produto que não será mais vendido então você quer queimar o estoque dele. Não importa o motivo, mas é preciso ter claro na sua mente qual é o motivo da escolha de determinada joia, folheado ou bijuteria para poder traçar a estratégia de divulgação e venda. Feito a escolha, seguimos para o segundo passo.
  2. Junto com o seu produto selecionado, acrescente um bônus que pode ser uma outra joia, folheado ou bijuteria ou mesmo algum serviço ou produto de parceiro que complemente e desperte o desejo do potencial cliente em comprar e ter os dois. ATENÇÃO! Bônus não é brinde (chaveirinho, caneta, bloquinho, etc.). O bônus tem de despertar no potencial cliente a percepção de valor igual ou maior que o próprio produto. Se isso não acontecer, ele não vai comprar. Mas isso não siginifica que o custo desse bônus tem de ser alto para o seu negócio. Pelo contrário! O preço de custo dele deve ser baixo mas a percepção de valor é que deve ser alta.
  3.  Agora que já definiu o(s) produto(s) que será(ão) vendido(s) + o bônus da semana, é só planejar o conteúdo para divulgação da semana. Veja o exemplo abaixo:

Conforme o exemplo acima, cada dia da semana será um conteúdo diferente mas falando sobre uma única coisa: a sua campanha de vendas da semana. Que pode ser sobre um produto específico ou uma categoria (no exemplo usei os colares) ou uma data comemorativa. Use a sua criatividade.

É fundamental para o sucesso das campanhas que os bônus sejam exclusivos, isto é, a cada semana é um bônus diferente e, se o lead (potencial cliente) não fizer a compra no período daquela campanha não terá como ganhar o bônus daquela semana. É super importante que você entenda isso.

Você pode oferecer o mesmo produto quantas vezes quiser, mas o bônus daquela semana será só naquela semana. Não comprou, não ganhou e ponto final. Isso vai gerar um senso de urgência e escassez na mente do seu consumidor. Ou seja, se ele quiser muito determinada joia + bônus vai ter de comprar no período que você determinou.

Se amolecer e deixar comprar com o bônus fora do período estabelecido, em uma outra oportunidade, o cliente não vai acreditar em você.

Esse é o plano de ação imediato para aumentar as vendas de joias, semijoias ou bijuterias (mesmo sem ter uma loja virtual). Seguindo esses passos, com certeza você terá ótimos resultados.

Agora se você precisa da minha ajuda para colocar isso em prática e ter um negócio mais sustentável e com previsibilidade em vendas, clique no botão abaixo para conhecer a minha consultoria on-line.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *